segunda-feira, 27 de abril de 2009

Salinas Grande



Chegar a Salinas Grande não foi nada fácil.


Depois de uma noite não muito boa de sono, já que eu havia comido uma parrillada naquela noite, fato que me custou uma dor de barriga. 
Nada de mais, porém dor de barriga é sempre muito chato. 
E não dá pra dormir muito bem após devorar uma parrillada.

No dia seguinte acordamos um pouco mais cedo, queriamos aproveitar o máximo as trilhas próximas a pousada, e ainda iriamos para Salinas Grande, que é bem mais distante.
De Pumamarca até Salinas são quase 126 km, subindo e descendo montanha, chega-se a 4170 km do nível do mar. Eu fui literalmente nas nuvens. A essa altura as nuvens causam pouca visibilidade à estrada, mas o motorista conhecia muito bem aqueles caminhos.

Para ir a Salinas é necessário fretar um carro, que nos leva até lá, só que! 
Para alugar um carro, é preciso de pelo menos 3 ou 4 pessoas, do contrário o aluguel do frete sai muito mais caro.

Fomos para o ponto de onde saem os carros pra Salinas, falamos com o responsável pelo frete, como era somente eu e nicolas, ficamos esperando a 3ª e a 4ª pessoa para sairmos.
O frete custava 50 pesos por pessoa. Ficamos ali horas, esperando alguém pra dividir o frete. 
E nada, até que cansamos de esperar. Já era quase meio dia, resolvemos almoçar e ir conhecer outras trilhas. Porém antes de partimos, avisei ao homem responsável pelo aluguel, que se pintasse alguém querendo ir para Salinas, que ele nos procurasse na pousada.

Depois de caminhar um pouco pelos arredores de Pumamarca, voltamos pra pousada pra preparar o almoço. Havia sobrado dois pedaços da parrillada da noite passada, e para complementar compramos uns ovos, e o material para a salada. Como havia sobrado da noite anterior bastante arroz, só seria necessário esquenta-lo. 
Mas.......Enquanto fritava os ovos com cebola e tomate, não pude perceber! 
A Gatinha siamesa havia surrupiado duas grandes costelas que havia sobrado da parrillada, os dois únicos pedaços.
Putz! Fudeu! Iamos comer ovo mexido arroz e salada. Gata fila de uma cachorra! 
Tarde demais! É, fazer o que? quem manda serem manés, perder pra uma gatinha siamesa!
E dá-lhe ovo mexido, arroz pra caramba, e uma salada bacana. 

Não sei por que mais aquele ovo estava com um gosto de costela!!!!!! Zé.

Depois do rango fui me deitar, nicolas resolveu fazer o mesmo. Só faltou o baurete! 
Geralmente eu dormia ouvindo um sound no mp3.........quando se tira o pouco tempo que se tem pra descansar na viagem, você precisa apertar no botão de off ! Porque precisa guardar energia, não existe meia descansada......ou descansa ou se cansa mais ainda lá na frente.

Depois de quase 1h de apagão. Alguém batia na porta! Batia forte, acho que já batia a um bom tempo. 

Era Eusebio, o dono da pousada, nos chamando, tinha alguém querendo falar com a gente. Era o homem do frete, ele veio nos avisar que tinha mais uma pessoa querendo ir pra salinas.
 
Pensei. Massa! Perfect! Caso não fossemos a Salinas naquele dia, teríamos que ir no dia seguinte, ou talvez até não ir.

Preparamos as mochilas básicas e descemos pro ponto dos fretes. Chegando lá tinha um cara magro e um pouco mais alto do que eu nos esperando, e o motorista. Depois de combinarmos o preço, partimos. 
Quando o motorista deu a partida nos apresentamos. O cara se chamava Neo, como o personagem de Keane Reeves em Matrix, porém a semelhança de Neo no Brasil é Nilton, como o cara tinha morado no Brasil e falava um português meio alemão, inglês. Eu só o chamava de nilton. 

Nilton assim como nós, estava ali esperando alguém para dividir o frete a um tempão, o homem do frete só lembrara tempos depois o que eu havia dito a ele. 

Nos primeiros quilômetros ao subir a montanha, o lugar anunciava a beleza de visual que viria pela frente. A montanha que subiamos proporcionava uma visão única das montanhas ao redor, eram cores que se misturavam, numa mesma montanha, uma mistura de tons sobre tons, muito bonito. Essa viagem só tinha uma única parada, que era no topo da montanha à 4170 m. 
Foi o ponto mais alto que cheguei nessa viagem......



















3 comentários:

  1. those pictures are haunting.
    love them!
    keep up doing that

    regards from Poland

    ResponderExcluir
  2. Thanks Natalis for your remark.
    I saw your job, are great too, congratulation!
    This photos are part of a romance, i`m writing by myself.

    ResponderExcluir
  3. it's a good way to start a romance like that...

    ResponderExcluir